top of page

O que é landing page e porque é tão importante investir em uma

  • Foto do escritor: Julia Marreto Silva
    Julia Marreto Silva
  • 2 de jun. de 2020
  • 4 min de leitura

Uma landing page, nada mais é que uma “página de destino” ou “página de pouso”. Isso quer dizer: é a partir dela que você será capaz de captar mais leads. Basicamente é uma página onde um usuário vai entrar, como qualquer outra do seu site. Muita gente acha a homepage é o único jeito de acessar um site, bom, não. Além disso, as landing pages somam, geralmente, o maior número de acessos de um site.


O que não é muito complicado entender, já que, uma vez que você procura por um termo [palavra] no Google ele tende a mostrar os resultados mais específicos possíveis. Dessa forma, a home tende a ser um ponto de partida mais comum para o acesso ao conteúdo do site. Esse mesmo conteúdo, também, pode estar presente na landing page. Ou melhor, a landing page pode fazer o papel de Home.


A imagem abaixo é um bom exemplo. Ela possui uma mensagem clara, um botão de conversão [que direciona para algum lugar]. Também apresenta um layout simples, sem distrações. Um detalhe que, talvez, você não saiba é a necessidade de se trabalhar a otimização da landing page. Fazendo com que seus usuários gerem o máximo de retorno para você.


Por exemplo: digamos que um site tem cerca de mil visitas, das quais, 50 se tornaram pedidos de compra. Isso quer dizer que o site tem 5% de taxa de conversão. Dessa forma, se você conseguir aumentar só 1% de conversão [através da landing page, por exemplo] irá chegar a 60 pedidos. Consequentemente, a receita da sua empresa crescerá mais 20%.


APRESENTE UMA PROPOSTA CLARA PARA A SUA LANDING PAGE


Qual é a sensação que uma pessoa tem ao visitar a sua página pela primeira vez? Será que essa pessoa está onde esperava estar? E, mais que isso, será que o seu site atendeu às expectativas de busca desta pessoa? A característica mais importante para o sucesso de uma landing page é atrair o interesse do usuário. Para que a atenção seja apreendida é preciso ser claro e objetivo, de uma forma diferente.


Basicamente: deixe sua proposta explícita, para que o usuário consiga captar a ideia nos primeiros 5 segundos de visualização. Como no exemplo do MailChimp, que deixa claro que a empresa tem alguma coisa a ver com o envio de mailing. Essa informação somada ao macaco – mascote da marca – dá a sensação de serviço ativo.


CALL TO ACTION


Uma call to action [CTA], ou chamada para ação, é um botão utilizado para que a pessoa conclua uma ação. Se você tem um e-book que mostra aos usuários maneiras não convencionais de utilizar alguns dos seus produtos ou quer compartilhar determinado conhecimento sobre um assunto que diz respeito à sua área de trabalho, a landing page é um excelente local para divulga-lo. E será através da CTA que a pessoa interessada terá acesso a ele.


A parte boa é que a CTA já faz parte da [nossa] vida das pessoas que é praticamente um padrão da internet. Então não é nenhuma novidade para os usuários, o que acaba aumentando a conversão. O melhor é usar expressões como “Baixar E-book”, “Baixar Software”, ao invés do simples “Clique Aqui”.


A mesma coisa acontece na hora de escolher uma palavra-chave para a landing page. Ela deve ser exatamente o que se deseja aumentar em uma otimização. Ah, e que fique claro: jamais mencione algo no botão que não será cumprido. Uma vez que o usuário clicar e não for correspondido com o que foi prometido, terá uma péssima experiência, podendo prejudicar a confiabilidade do seu site.


EASY PEASY LAYOUT


Foca no seguinte: a landing page precisa ser simples, clara, sem firulas, sem um milhão de promessas. O layout tem que ser fácil e muito instintivo. Assim o usuário consegue se encontrar rápido e navegar com facilidade. Às vezes, o simples fato de ter um espaço de “respiro” ao redor do botão CTA pode aumentar a quantidade de cliques. Pelo simples fato de que ele está mais destacado.


Para o layout funcionar e alcançar seu principal objetivo, que é a conversão, é preciso saber exatamente quais informações deixar disponíveis. Pense na landing page como um ponto de venda e não um manual de instruções. Lembre-se, o importante aqui é vender, por isso, foca no produto. Exponha os benefícios e diferenciais. Se você considera várias informações importantes, tente otimizá-las ao máximo possível.


Caso isso não seja possível, crie mais de uma landing page. Divida as informações, sempre com a opção de clicar para acessar o seu site caso o usuário fique com alguma dúvida ou queira mais informações. E, claro! Deve apresentar uma das caraterísticas principais: o formulário. Sem ele, a landing page perde seu propósito.


VISUAL É TUDO!


O primeiro sentido que os seres humanos utilizam para fazer reconhecimento de mundo é a visão. Obviamente existem exceções. Mas vamos falar do geral mesmo. Imagine que você está olhando para uma paisagem na janela. A primeira coisa que você verá é a própria paisagem. Então, a janela, suas esquadrias e fechadura e pintura e vidros… depois irá observar, de fato os detalhes da janela. Isso, se observar.


Por isso o visual é tão importante. Porque é o que chamará a atenção. Utilize elementos que são de fácil reconhecimento. Desde símbolos, imagens até o produto. Faça com que o principal elemento que você quer que as pessoas vejam esteja em destaque. Ainda sobre o exemplo do MailChimp, o macaco está olhando para a informação, consequentemente, ela será a segunda coisa para a qual, instantaneamente, as pessoas olham.


Agora que você já está mais familiarizado com o termo e conceito de landing page, que tal começar a criar as suas?


Mas se você ainda não se sente confiante o suficiente para fazer isso sozinho, tem nada não! Porque a equipe RedCake está aqui para te ajudar! Nós somos experts em Inbound Marketing!


E se você curtiu nossa matéria sobre como alcançar o posicionamento perfeito no maior buscador do mundo, provavelmente, também irá gostar de outros assuntos que exploramos aqui no blog. Se liga nas novidades que tem por aí!


Comments


bottom of page