top of page

10 ARMAS DO FREE FIRE NA VIDA REAL 3

  • Foto do escritor: Julia Marreto Silva
    Julia Marreto Silva
  • 4 de jun. de 2020
  • 10 min de leitura

Introdução


Em 2019, o Free Fire foi o jogo mobile mais baixado do ano, disparado em comparação a outros games do mesmo gênero, como o PUBG Mobile. Sem dúvidas, a sua popularidade pode ser atribuída ao fato de ser um jogo gratuito, com requisitos mínimos leves e por rodar até em aparelhos mais básicos. Mas é claro, se você é um jogador assíduo de Free Fire, já sabe disso. Então vamos ao que interessa? Se liga aí nessas 10 armas do jogo na vida real!

FAMAS


Sem dúvidas a FAMAS é uma das armas mais queridinhas da galera que joga Free Fire BattleGrounds. Além de ser inegável o fato de que ela é sim uma das melhores armas a serem usadas no game. Para começar, o que significa FAMAS? Rifle de Assalto das Fábricas de Armas de Santa Etiènne. Ela apareceu pela primeira vez no Free Fire no dia 07 de junho de 2018.


Na vida real, ela foi fabricada na França, em 1971. Ela surgiu a partir da necessidade que o país encontrava em atualizar sua potência bélica para lutar de forma igualitária nos conflitos de colonização daquela época. Essa criação aconteceu graças ao costume que o exército francês tinha de produzir suas próprias armas. Já que não tinham qualquer intenção de se tornarem reféns de boicotes e interrupções no fornecimento de peças de reposição.


A partir daí, sob a direção do General e projetista Paul Tellié, o projeto FAMAS foi iniciado. E o primeiro protótipo da arma foi apresentado em 1971. Só que, como na vida como nem tudo sai como o planejado, diversos problemas na produção atrasaram sua utilização de forma oficial. Fazendo com que a FAMAS, finalmente, entrasse oficialmente em operação apenas em 1978.


Carinhosamente, a FAMAS é chamada pelas tropas francesas de “A Corneta”. Esse apelido é devido ao seu formato. Por se tratar de um rifle estilo bullpup, aqueles que possuem o carregador atrás ou antes do gatilho.


O que torna sua configuração interessante, já que mantém o rifle compacto, sem alterar o comprimento do cano. Ela também recebeu um modo de tiro em rajadas (e que é o único modo dela disponível no Free Fire) devido a sua alta cadência de disparos. Assim, evitando o desperdício de munição.


Se você já usou a FAMAS no jogo, deve ter percebido que a falta de munição não é uma situação rara. Por isso, ao usar essa arma, leve sempre consigo bastante munição!


Considerando todos os modelos da vida real, a taxa de tiro da FAMAS varia entre 900 e 1.100 tiros por minuto! O que significa ser uma taxa de tiros superior a uma submetralhadora. Já deu para sacar que a taxa de tiros da FAMAS é insana, né?!


Ainda na vida real, apesar de ser muito usada em vários setores das forças de segurança, começou a ser substituída pelo rifle HK416. As principais reclamações em relação a essa arma são a falta de ergonomia, o que a torna muito desconfortável, e seus cartuchos de substituição complicada.


Então, se você pretende usar a FAMAS no jogo, lembre-se de sempre carregar munição extra. Já na vida real, sua potência é bem impressionante, mas sua complexidade de manuseio a torna um objeto que ainda merece uma atenção especial.

KAR 98K


Vamos começar pelo básico, informações técnicas: a KAR 98K possui um calibre de 6.0mm, é uma arma da marca EVO, na cor preto e marrom, com sistema de mola, velocidade de 330 FPS, capacidade de magazine 5rds e com 1 bbs x 5 magazines de metal estilo .30.


Ela é considerada uma das melhores armas de ações de pressão já produzidas. Podemos falar sem medo que a Mauser KAR 98K é a referência de comparação usada na maioria das vezes. Essa arma é uma variante reduzida do Gewehr 98 e foi o principal rifle de serviço de infantaria do exército alemão entre 1935 e 1945.


Apesar de ter sido superada pelos rifles semiautomáticos americanos, a KAR98K era uma arma formidável. Mesmo com sua pequena taxa de desvantagem de tiro, demonstrou excelente confiabilidade e precisão ao longo da Segunda Guerra Mundial. E não era nada incomum que os soldados fossem capazes de disparar, de forma efetiva, até 500 metros com mira de ferro e até 1.000 metros por habilidosos atiradores usando uma mira telescópica.


Além de estar presente em Free Fire, a KAR 98K é uma arma histórica muito procurada por jogadores de PUBG MOBILE e colecionadores.

THOMPSON


Recentemente disponível no Servidor Avançado de Free Fire, a arma Thompson chega no game utilizando balas SMG. Já famosa em diversos jogos do gênero Battle Royale, como PUBG, a submetralhadora Thompson é uma poderosa arma com carregador tambor, além de fatal a curtas e médias distâncias.


Também conhecida como Tommy Gun, na vida real, a submetralhadora Thompson foi criada pelo americano John Taliaferro Thompson, em 1919. Em sua época de ouro, era utilizada por Siths e jedis, em outras palavras, por oficiais da lei e por criminosos. Além de Tommy Gun, a Thompson Submachine Gun também tinha outros apelidos, como: Trench Broom, Trench Sweeper, Chicago Typewriter, Chicago Piano, Chicago Style, Chicago Organ Grider e The Chopper.


Já deu para perceber que ela era bem famosa entre os Gangster das décadas de 1920 e 1930, né?


Resumindo sua história, a Thompson se tornou famosa por ter sido um rifle automático produzido com o objetivo de ajudar os Estados Unidos na guerra. Infelizmente, para seus criadores, a guerra acabou antes mesmo que eles pudessem demonstrar o supremo poder da, então inovadora, arma.


Mas foi na década de 1920, em Chicago (o que explica os carinhosos apelidos) que a Thompson Submachine Gun fez história. Seu primeiro dono, Frank McEarlene atirou contra Spike O’Donnel, em 25 de setembro de 1925. Mas como o atirador não estava acostumado com a potência da arma, atingiu uma parede onde O’Donnel estava, errando o alvo.


Quando a polícia chegou ao local não conseguiu entender como tantas balas foram disparadas, deduzindo que ali haviam muitos criminosos e gangster armados.

Demorou um pouco, mas em outra situação, enfim a polícia concluiu que se tratava de um novo tipo de arma e se sentiram em desvantagem armamentária. A partir daí a Thompson começou a sua carreira como arma oficial.


Outra vantagem dessa arma era que podia ser usada sem a coronha, parecendo uma pistola. Sendo preferida por muitos gângsters, especialmente em tiroteios que aconteciam com o veículo em movimento. Já em Free Fire, a Thompson pode conter anexos, aceitando Boca, Coronha e Empunhadura.

P90


Se você é um jogador assíduo de Free Fire, já sabe que, apesar de seu cartucho enorme, por padrão conseguir acumular 50 balas e ainda poder ter um cartucho como anexo – o que aumenta ainda mais a quantidade de balas que podem ser disparadas antes de precisar recarregar – a P90 possui um dano muito baixo. O que a faz ficar longe das melhores armas do game. O que a deu o apelido nada agradável de P“nojenta”.


Mas o estrago que ela não faz no jogo, é capaz de fazer na vida real! A FN P90 (ou Fabrique Nationale de Herstal Project-90) foi lançada em 1990, na Bélgica e está em utilização desde 1991.


Ela possui uma aparência peculiar, por causa da configuração do bullpup e carregador com capacidade, também, para 50 munições, colocado na parte de cima da arma.


A seu favor temos o carregador com maior capacidade que o usual (que seriam de 30 ou 32 munições), a alta cadência de tiros, o formato ergonômico e o cano alinhado com a coronha (o que reduz o recuo da arma).


O que, talvez, você não saiba é que a fabricação dessa arma só foi possível porque em 1980 a OTAN concluiu que os coletes dos seus inimigos resistiam às carabinas usadas na época. Então, para suprir essa necessidade.


A P90 e a pistola FN (Five SeveN) foram as primeiras armas a usarem os projéteis FN 5.7x28mm, cartuchos que têm formato fusiforme e alcançam altas velocidades para maior penetração no alvo.

M60


Apesar de um recoil ligeiramente alto, a M60 é uma metralhadora com um dano considerável, além de bom alcance e precisão. Para os jogadores de Free Fire é uma ótima arma para ser usada no modo squad, proporcionando efetiva cobertura para o time já que possui um carregador grande. E, mesmo com a cadência de tiros lenta, você pode tentar usar rajadas curtas, de 3 a 5 tiros para maximizar o efeito.


Na vida real, a M60 é uma metralhadora resfriada por ar, operada a gás e dispara de uma culatra aberta. Possui uma cinta de 100 munições e um bipé. Sua primeira versão, em 1957, apresentava muitas falhas. Quando foi testa em campo aberto demonstrou eficácia razoável, mas, “na hora do vamos ver” acabou sendo mais um problema do que uma ajuda.


Na Guerra do Vietnã, quando foi usada pela primeira vez em combate, se mostrou ser uma arma muito pesada (apesar de ainda ser uma das mais leves da categoria). Entre as queixas dos soldados estavam a baixa confiabilidade, já que costumava travar, além de outros problemas quando ficava suja.


Ao longo dos anos foi ganhando diversas revisões para solucionar todos os seus problemas, além de ganhar adaptações para veículos. Entre suas principais variações estão:


a M60E1 (uma versão melhorada que não entrou em produção);

a M60E2 (uma versão projetada para ser usada em montagens fixas para veículos blindados ou em sistemas de armamento de helicópteros);

a M60E3 (uma versão mais leve);

e a M60E4 (outra versão melhorada, designada Mk 43 Mod 0 pela Marinha dos EUA).


Atualmente, suas versões são utilizadas por boa parte das forças armadas de mais de 50 países.

SPAS12


De aspecto ameaçador, a SPAS12 é uma escopeta que causa muito dando em distâncias curtas e, até, médias. Ao contrário da M1014 é possível acoplar um carregador com mais capacidade, tornando a arma mais duradoura numa troca de tiro mais longa.


Italiana, a escopeta de combate Franchi SPAS-12 começou a ser utilizada na vida real em 1979. Fabricada apenas até os anos 2000, é uma espingarda de modo duplo, ajustável para semiautomática ou pump-action.


Além disso, ela foi amplamente vendida para propósitos militares e policiais em todo o mundo e, também, no mercado civil. Com apenas 37 mil unidades produzidas, fez grande sucesso em filmes, programas de tv e games.

M500


A M500 é um revólver que já vem pré-equipado por padrão com um escopo 2x e cinco baladas no cilindro. Com um dano levemente maior que o da Desert Eagle é recomendada para tentar eliminar o seu oponente de longa distância, por causa da sua mira acoplada, que garante maior alcance e dano.


Na vida real, a Smith & Wesson Model 500 também é um revólver de cinco tiros, dupla ação e de calibre grosso, com cartuchos .500. Ao invés do cano tradicional, a arma apresenta um tubo estriado dentro de uma cobertura de cano que é presa à tensão. Característica que torna o tensionamento mais estável, o que faz os canos serem mais baratos de produzir além de oferecer maior precisão.


O travamento do tambor é feito por um pino central na parte de trás da arma e uma trava de esfera. Seu design avançado ajuda a neutralizar o recuo. Incluindo o peso da arma, o uso de cabos de borracha, equilíbrio para frente e o uso de um compensador.


A M500 também pode ser encontrada nas variantes:


500ES: com cano de 2,75" e cabo da Hogue de cor laranja

Es as 500 com:

cano de 3,5" e mira de fibra óptica;

cano de 4" e dois compensadores;

cano de 6,5” e um compensador;

cano de 7,5" e freio de boca;

cano de 8,38” e compensador;

cano de 8,38"e compensadores intercambiáveis;

e

com cano personalizado de rifle alemão Lothar-Walther de 10,5", com acabamento em aço inoxidável fosco e freio de boca.


E aí, já escolheu a sua favorita?

MP5


As submetralhadoras são armas menores, mas que possuem alto poder de dano. Especialmente por terem o cano de saída de disparo reduzido, essa categoria favorece no confronto em espaços pequenos ou fechados.


No jogo, a MP5 é ideal para lugares onde a movimentação é limitada, tipo dentro de prédios, casas ou galpões. Ela tem como principal característica o baixo recoil. Mas se o seu oponente estiver bem equipado com um colete, ela pode perder muito potencial de dano.


Na vida real, a MP5 já foi usada pelas policias da Alemanha Ocidental, Suíça, pelo Exército Holandês e, entre 2007 e 2015, pela Polícia Federal do Brasil. Também já foi considerada a arma mais eficiente contra o terrorismo atualmente em produção.


Um dos seus principais atrativos é o sistema “rolling lockers”, um tipo travamento deslizante. Seu sistema de auto-alimentação cria um travamento no ferrolho até que as pressões da câmara atinjam um nível seguro, fazendo com que a arma apresente maior segurança em relação as munições de maior potência, menor recuo, maior precisão e maior cadência de tiros.


E por falar em diferente, o sistema de mira da MP5 não é nada convencional. Já que tem a alça de mira composta por um anel móvel e rotatório, que desliza para frente e para trás, além de girar em 4 posições – referentes as distâncias de 25, 50, 75 e 100 metros.


Ela também tem carregadores para 15 ou 30 tiros, os dois são bifilares e retos.

M1887


Parente não muito distante da Winchester 22 de João de Santo Cristo, a M 1887 é uma espingarda de ação com alavanca. No Free Fire possui alto alcance uma incrível agilidade de movimento. Apesar de atirar apenas 2 tiros por vez e não ter espaço para cartuchos não deixa de ser uma arma impressionante, muito perigosa e extremamente potente.


Na vida real começou a ser fabricada no ano em que carrega seu nome. Mas foi trocada pelo modelo M1901, logo em 1899. Fazendo com que a M1887 tivesse apenas 13.500 unidades produzidas.


Sua capacidade real é um pouco maior do que a apresentada no jogo, já que seu alimentador tem capacidade de até 5 munições, com a possibilidade de deixar mais uma munição no alimentador e outra na câmara.


A M1887 foi muito usada no que conhecemos como velho oeste americano, preferida por muitos por causa da sua superior cadência de tiros comparada a qualquer outra espingarda usada na época.

G18


Por fim, mas não menos importante, temos a G18. Em Free Fire, é uma pistola modesta, com elevada cadência de tiros. Sua pouca potência é compensada com maior quantidade de munições no carregador. Além disso, ela aparece por todo o mapa, sendo muito fácil de pegar.


Na vida real, é uma variante do modelo 17, apresentando uma chave seletora de tiro que a permite efetuar rajadas de tiro. De calibre 9mm, geralmente é usada com carregadores alongados, com capacidade para 17, 19 e 33 cartuchos.


Seus primeiros modelos apresentavam o cano um pouco maior que os atuais, mas por dificultar sua portabilidade, logo foi substituída.


O modelo G18C, um pouco mais moderno que o G18, tem aberturas na parte superior da dianteira e traseira do slide. Além de cortes transversais no cano, que faz a função de compensador (o que melhora muito o controle da arma quando está em modo de fogo automático), sem aumentar o tamanho da pistola.


Mas por causa da sua alta cadência de tiros é um modelo de uso exclusivo de algumas forças armadas e órgãos de segurança de alguns países. E sua comercialização e utilização no Brasil é proibida.

Se você chegou até aqui, com certeza gostou do vídeo. Então, dá seu like! E se ainda não segue o canal, se inscreva agora e ative as notificações! Até a próxima!


Resultado [Vídeo]



Comentários


bottom of page